Flexible packaging for food applications

Logos

Sobre nós

Emba é uma empresa de excelência na produção de embalagens flexíveis para aplicações alimentares

Somos uma empresa certificada pelos mais rigorosos padrões de qualidade alimentar, temos uma política de gestão ambiental em linha com as preocupações de sustentabilidade da Comunidade Europeia e temos acima de tudo, 39 anos de experiência no mercado nacional e internacional.

Produtos

Os papeis produzidos pela EMBA e as suas diversas aplicações.

Produtoa

PAP - Papel
PE - Polietileno

Saquetas de açúcar e outros alimentos granulados ou em pó secos.

Produtob

PAP - Papel
ION - Ionómero

Saquetas de açúcar e outros alimentos granulados ou em pó secos.

O Ionómero constitui uma vantagem sempre que se pretendem embalar produtos que libertem pó para a zona da soldadura.

Produtoc

PAP - Papel
PE - Polietileno
ALU - Alumínio
ION - Ionómero

Saquetas de açúcar e outros alimentos granulados ou em pó secos.

O Ionómero constitui uma vantagem sempre que se pretendem embalar produtos que libertem pó para a zona da soldadura.

Tecnologia

Flexografia

A flexografia é um sistema de impressão rotativo directo, que utiliza clichés de foto polímero, contendo a imagem a imprimir em alto-relevo. Os clichés são ajustados e colados sobre os cilindros ou camisas porta-clichês com longitude de repetição variável, recebem a tinta através de um cilindro simples de borracha ou por um cilindro ANILOX provido de uma lâmina (Doctor BLADE), que transportam tintas líquidas sobre o cliché, que por sua vez a transferem para o suporte a imprimir. Usam-se tintas de base água ou de base solvente. No caso da impressão sobre papel é mais usual o uso de tintas de base água. A impressão em máquinas flexograficas modernas, de tambor central, permite alta qualidade.

Flexografia

1 – Anilox cerâmico
2 – Câmara fechada (doctor blade)
3 – Clichê
4 – Camisa porta clichê
5 – Cilindro de impressão
6 – Suporte (material a imprimir)

Rotogravura

Trata-se de um processo de impressão directa, cujo nome deriva da forma cilíndrica e do princípio rotativo das impressoras utilizadas. A imagem a imprimir está em baixo relevo. Na Rotogravura, a impressão aplica quantidade de tintas em diferentes partes do suporte. Isso é possível graças à gravação de células num cilindro revestido com cobre e cromo. A gradação das tonalidades da imagem é determinada pela profundidade das células: as profundas contêm mais tinta, assim imprimem tons mais escuros; as rasas, com menos tinta, resultam em tons mais claros. Depois de ser gravada no cilindro revestido com cobre, a imagem é recoberta com cromo para dar maior durabilidade. O cilindro gravado passa pelo tinteiro onde recebe tinta directamente, ficando a tinta alojado nas células gravadas. O excesso de tinta é removido por uma lâmina, pelo que apenas a tinta contida nas células passa para o suporte impresso, compondo assim a imagem pretendida. Usa-se este tipo de impressão em suportes muito lisos e sempre que se pretende fundos completamente impressos.

Rotogravura

1 - Tinteiro
2 - Cilindro gravado
3 - Lâmina
4 - Rolo de impressão
5 - Rolo de passagem
6 - Papel

Qualidade e Sustentabilidade

Qualidade

A atividade da EMBA baseia-se em rigorosos princípios éticos, com total orientação para a satisfação das necessidades dos clientes, pleno respeito pelo ambiente e pela gestão florestal sustentada. A qualidade e a segurança alimentar são a base dos nossos produtos. Uma rigorosa seleção das matérias-primas e uma correta especificação dos materiais de embalagem que transformamos, permitem aos nossos clientes atingir elevada performance nas sua linhas de embalagem.

Certificações

Na EMBA está plenamente enraizado um sistema de gestão integrado da qualidade, ambiente, segurança alimentar e cadeia de custódia florestal, estando a empresa certificada pelo BUREAU VERITAS segundo os referenciais normativos ISO 9001, ISO14001, CoC FSC e PEFC. A certificação segundo a BRC Packaging foi obtida em 2018.

Bvcertification
Logo fsc Pefc logo

ISO9001, ISO14001, BRC Packaging, CoC FSC, CoC PEFC

Política de Gestão

A nossa política de gestão constitui a base de enquadramento para a melhoria contínua do desempenho do sistema de gestão da qualidade e ambiente e para o estabelecimento de objectivos globais da EMBA.

Política de Gestão (PDF)

Notícias

Thumb news3

Lançamento de papel revestido com iónomero

A EMBA lançou recentemente no mercado papel com um novo revestimento baseado num polímero ionomérico. As vantagens são: baixa gramagem de revestimento, elevada performance de termosselagem. É o revestimento ideal para embalagem destinada a cubos e saquetas de açúcar.

Thumb brc

Certificação BRC Packaging

EMBA é a primeira empresa portuguesa de embalagens fléxiveis de papel certificada segundo esta exigente norma de segurança alimentar. A certificação da EMBA segundo os requisitos da norma BRC Packaging foi alcançada em 2018.

Thumb gold ecovais 2017

EMBA atinge nível GOLD na avaliação EcoVadis

A EMBA atingiu o nível mais alto, GOLD, na avaliação realizada pela plataforma independente EcoVadis. Esta distinção coloca a EMBA entre os 3% melhores fornecedores nas vertentes, Ambiental, Práticas Laborais, Práticas de negócio justo e Compras sustentáveis.